O Porsche Cayenne Coupé é a nova adição ao primeiro e maior SUV da marca alemã que, recordemos, está já na sua terceira geração. Os alvos desta nova proposta são claros: o pioneiro BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupé.
Questões de semântica à parte sobre o uso do termo coupé, o que é certo é que o novo Cayenne Coupé é, talvez, o SUV da marca cujos contornos mais se assemelham ao que esperamos de ver num… Porsche.
O novo Porsche Cayenne Coupé perde 20 mm de altura, o que obrigou a que os pilares A e, consequentemente o pára-brisas, apresentem uma maior inclinação; e também ganhou 18 mm em largura de ombros graças a portas traseiras redesenhadas.
Ainda em destaque no exterior o teto panorâmico fixo com 2,16 m2, podendo, em opção, passar a ser um teto em carbono, disponível em todos os três pacotes de equipamento específicos para redução de peso. Referência também para o spoiler adaptativo na extremidade traseira que complementa o existente no teto, estendendo-se 135 mm a partir dos 90 km/h.
Motorizações
Os novos Porsche Cayenne Coupé e Cayenne Turbo Coupé chegam ao mercado com as conhecidas motorizações do Cayenne, os 3.0 V6 e 4.0 V8, respetivamente, ambas sobrealimentadas.
No caso do Cayenne Coupé significa 340 cv disponíveis entre as 5300 rpm e as 6400 rpm, com binário máximo de 450 Nm disponíveis entre as 1340 rpm e as 5300 rpm. Valores que permitem impulsionar os seus 2105 kg (EU) até aos 100 km/h em 5,9s (Pacote Chrono) e atingir uma velocidade máxima de 245 km/h.
Já o Cayenne Turbo Coupé debita uns bem mais elevados 550 cv disponíveis entre as 5750 rpm e as 6000 rpm, e 770 Nm disponíveis entre as 2000 rpm e as 4500 rpm. Mesmo pesando 2275 kg (EU), é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 3,9s (Pacote Chrono) e atingir os 286 km/h.
Ambas as motorizações estão acopladas a uma caixa automática de oito velocidades e a tração é sempre às quatro rodas.
Como seria de esperar, o interior é herdado do Cayenne que já conhecemos, com as maiores alterações a ocorrerem na segunda fila de bancos. Passa a haver espaço para apenas dois ocupantes — bancos individuais de série, com opção para um terceiro ocupante sem custo (bancos Comfort) —, com estes a sentarem-se 30 mm mais baixos do que no Cayenne, permitindo manter o espaço em altura.